30/09/09

Estudo da mobilidade dos peões em Ponta Delgada.

Para conhecer as condições de mobilidade das pessoas na cidade de Ponta Delgada realizou-se uma caracterização simples das suas ruas. Considerou-se principalmente a largura dos passeios disponíveis e a ocupação do espaço feita pelos carros.


Área estudada. Este breve estudo considerou toda a área delimitada a leste pela Av. Dom João III, a oeste pela Av. Príncipe de Mónaco e a norte pela avenida envolvente constituida pela Rua de São Gonçalo, Rua de José do Canto, Rua de José Correia e Av. Antero de Quental. Esta área inclui a maior parte da área de Ponta Delgada com características urbanas e com continuidade espacial.


Realização do estudo. A largura dos passeios foi caracterizada durante os meses de Junho e Julho de 2009. A contagem de carros estacionados foi realizada durante a segunda metade de Setembro de 2009 (horário laboral) e durante o mês de Outubro (horário pos-laboral).


Largura dos passeios. Para caracterizar a largura dos passeios utilizou-se um sistema simples que toma como referência a largura de uma pessoa (50-60 cm). Definiram-se quatro categorias de passeios:

1- Largura inferior a uma pessoa (inferior a 50-60 cm). Estes passeios não permitem a passagem de qualquer pessoa. Categoria assinalada com a cor vermelha.

2- Largura que permite só a passagem de uma pessoa (entre 50-60 cm e 100-120 cm). Estes passeios permitem a passagem de uma pessoa, mas não de duas pessoas. Categoria assinalada com a cor laranja.

3- Largura que permite a passagem de duas pessoas (entre 100-120 cm e 150 cm). Estes passeios permitem a passagem de duas pessoas caminhando lado a lado ou andando em sentidos diferentes, mas não atingem os 150 cm. Categoria assinalada com a cor amarela.

4- Largura igual ou superior à estabelecida por lei (superior a 150 cm). Estes passeios têm uma largura que cumpre as leis vigentes, igual ou superior a 1,5 m. Categoria assinalada com a cor verde.

A largura dos passeios é irregular na maioria das ruas. Em cada rua optou-se por três possíveis soluções: caracterizar o conjunto da rua como uma unidade; dividir a rua en segmentos caracterizados por diferentes larguras de passeio; ou, por último, nos casos mais difíceis, definir a rua ou os seus segmentos com uma categoria mista. Neste último caso a rua ou segmento é assinalado com a cor da categoria menor mais uma linha de pontos com as cores da categoria maior (ou maiores).

Existem ainda umas poucas ruas de características pedonais ou semipedonais, sem passeios definidos ou elevados em altura, que foram caracterizadas em dois tipos:

- Ruas pedonais. Nestas ruas a circulação de carros está impedida ou muito limitada. Categoria assinalada com a cor verde escura.

- Ruas semipedonais ou mistas. Nestas ruas os carros podem circular bastante livremente. Categoria assinalada com a cor laranja escura.



A categoria dada aos passeios é sempre aproximada. Pode ainda estar influenciada pela invasão do espaço dos passeios pelos carros estacionados ou pelos carros em circulação.

A largura atribuida ao passeio não considera os obstáculos que possam existir nele: árvores, candeeiros, caixotes de lixo, etc.


Estacionamento de carros. Quando o estacionamento de carros está permitido em ruas que não cumprem a largura exigida por lei, considera-se que o estacionamento de carros deve ser proibido para, desta forma, ampliar os passeios ou converter as ruas em pedonais. A gravidade da situação criada por estes carros está em função da largura dos passeios existentes na ruas. Consideram-se, portanto, três categorias para o estacionamento indevido de carros:

1- Estacionamento em ruas com passeios de largura inferior a uma pessoa. Categoria assinalada com a cor vermelha.

2- Estacionamento em ruas com passeios de largura igual a uma pessoa. Categoria assinalada com a cor laranja.

3- Estacionamento em ruas com passeios de largura igual a duas pessoas. Categoria assinalada com a cor amarela.

Quando os carros ainda ocupam com duas rodas parte do passeio, assinala-se acrescentando uma linha de pontos vermelhos. Neste caso é maior a gravidade da situação e a urgência com que devem ser retirados.

Nas ruas semipedonais também estacionam carros. Estes casos assinalam-se com a cor laranja escuro.


Carros que devem ser retirados. Para saber quantos carros devem ser retirados com a finalidade de ampliar os passeios ou converter as ruas em pedonais, realizaram-se contagens de carros nas ruas com passeios estreitos. Para saber se estes carros pertenciam a residentes das própias ruas ou a pessoas de fora, as contagens realizaram-se em dias úteis e em dois períodos: período laboral (entre as 10:00 - 12:00 h) e período nocturno (entre as 19:00 - 20:15 h). As contagens, sem validez estatística, devem considerar-se unicamente como uma indicação aproximada.

Não se contabilizaram os carros estacionados de forma indisciplinada em lugares claramente não permitidos.


Parques de estacionamento. Na cidade existem parques de estacionamento gratuitos dentro da área estudada, alguns perto do centro mas geralmente na periferia. Para saber a capacidade destes parques para receber os carros que devem ser retirados das ruas, contabilizou-se a sua capacidade e utilização nos dois períodos horários assinalados.

Existem ainda parques de estacionamento pagos dentro da área estudada, geralmente subterrâneos ou cobertos.