02/10/09

Resultados do estudo em Ponta Delgada.

Largura dos passeios. Na cidade de Ponta Delgada, as ruas com passeios estreitos são a norma. 1/4 parte dos passeios (25%, vermelho) não existe ou não permite a passagem nem sequer duma pessoa. Outra parte importante (30%, laranja) só permite a passagem duma única pessoa. Ainda outra parte (14%, amarelo) permite a passagem de duas pessoas, mas não tem a largura exigida pela lei. Afinal, só 1/4 parte dos passeios (27%) cumpre a lei, com uma largura superior a 2,5 m (23%, verde) ou tendo características pedonais (4%, verde escuro). Ainda há umas poucas ruas (3%, castanho) com características semipedonais.


No centro (sectores 1-2) algumas ruas foram alargadas ou convertidas em pedonais ou semipedonais. Mas ao redor deste (sectores 3-7) a situação para os peões é impossível. O mesmo acontece nos restantes sectores, excepto na periferia, de construção mais recente, onde a situação começa a melhorar.

Estacionamento de carros. O estacionamento de carros está permitido em muitas ruas que não têm passeios da largura exigida por lei. Nelas, o estacionamento de carros deve ser proibido para, desta forma, ampliar os passeios ou converter as ruas em pedonais.

Carros que devem ser retirados. Para permitir alargar os passeios mais estreitos (ou para criar ruas pedonais) é preciso retirar das ruas aproximadamente 1600 carros que as ocupam durante o período diurno. Mais de 1/3 parte destes carros poderia estacionar nos parques de estacionamento gratuitos existentes na periferia da área estudada. Outras ruas, com passeios não suficientemente largos (assinaladas com a cor amarela), poderiam ser melhoradas modificando ligeiramente as faixas e passeios, ou retirando ainda mais carros (um número inferior a 400). O estacionamento nas ruas semipedonais (perto de 50 carros) deveria ser melhor regulado.

Durante o período nocturno é preciso retirar aproximadamente 1300 carros para alargar os passeios mais estreitos. Uma 5/6 parte destes carros poderia estacionar nos parques de estacionamento gratuitos existentes na periferia. As ruas com passeios não suficientemente largos (assinaladas com a cor amarela) poderiam ser melhoradas ou deveriam ser retirados mais carros (um número inferior a 300). O estacionamento nas ruas semipedonais (perto de 40 carros) deveria ser melhor regulado.

Nº carros que devem ser retirados das ruas de Ponta Delgada (indicado: horário laboral ~ pos-laboral), segundo a largura dos passeios (vermelho/laranja/amarelo) das ruas que ocupam:

Vermelho: 847 ~ 727
Laranja: 739 ~ 559
Amarelo: 412 ~ 310
Semipedonal: 54 ~ 41

TOTAL: 2052 ~ 1637

Podemos considerar unicamente os casos mais graves, os das ruas com passeios mais estreitos (vermelho + laranja):

Vermelho + Laranja: 1586 ~ 1286

Nº de carros nas ruas mais estreitas, por sectores:



Parques de estacionamento. A disponibilidade de lugares livres nos parques de estacionamento gratuitos é aproximadamente : 609 no período laboral e 1192 no período pos-laboral. Ainda poderia ser criado un parque com 84 lugares. E infelizmente, foi eliminado recentemente um parque com capacidade para uns 350 carros.