02/10/09

Ponta Delgada: cidade proibida às pessoas.

A cidade de Ponta Delgada (São Miguel – Açores) apresenta uma péssima mobilidade para os peões. As características e utilização dadas às suas ruas e passeios são contrárias às leis vigentes e ao respeito devido aos peões e aos cidadãos mais fragilizados.

Nas ruas da cidade, a circulação e o estacionamento de carros têm quase sempre prioridade sobre as pessoas, ocupando os carros quase todo o espaço urbano. A sua presença é permitida mesmo nas ruas mais estreitas, que desta forma deixam de ter passeios. E o estacionamento é permitido nestas ruas mesmo quando existem parques de estacionamento próximos e gratuitos. A isto soma-se a habitual indisciplina e a alta permissividade das autoridades municipais, que permitem o estacionamento em cima dos passeios e em lugares proibidos.

A mobilidade dos peões torna-se muito difícil na maioria da cidade, sendo preciso abandonar continuamente os passeios, quando estes existem, para poder avançar. No caso das pessoas mais fragilizadas - pessoas idosas, doentes, grávidas, pessoas com carrinhos para crianças, etc - a mobilidade é praticamente impossível.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada revela ser inimiga das pessoas, excepto daquelas que possuem carro e abusam da sua utilização. As novas obras que se realizam nas ruas continuam, quase sempre, a desrespeitar a lei, não permitindo a mobilidade dos peões ou não a melhorando. Foi ainda eliminado um grande parque de estacionamento gratuito, agravando a situação. E a indisciplina na utilização dos carros continua a ser tolerada.

Ponta Delgada é, portanto, uma cidade proibida às pessoas.