1. Características dos passeios. O centro de Ponta Delgada é o único sector com presença importante de ruas pedonais (28%, verde escuro), tendo ainda bastantes ruas de passeios largos (22%, verde). Algumas ruas foram convertidas em semipedonais (11%, castanho), mas não se limitou a passagem dos carros, criando uma situação de grave perigo para os peões. Os passeios estreitos são relativamente poucos (15%, vermelho e laranja).
2. Estacionamento de carros. Neste sector, são poucas as ruas em que é necessário retirar carros estacionados para alargar os passeios estreitos, permitindo assim cumprir a legislação. Parece necessário reformular a estrutura das duas ruas semipedonais, excessivamente ocupadas por carros estacionados e a circular. O código de cores faz referência à largura deficiente dos passeios naqueles tramos ocupados por carros estacionados, indicando assim a prioridade na sua retirada.
3. Número de carros. Neste sector, são poucas as ruas em que é necessário retirar carros estacionados para alargar os passeios estreitos, permitindo assim cumprir a legislação. Parece necessário reformular a estrutura das duas ruas semipedonais, excessivamente ocupadas por carros estacionados e a circular. O código de cores faz referência à largura deficiente dos passeios naqueles tramos ocupados por carros estacionados, indicando assim a prioridade na sua retirada.
Número de carros encontrado em horário diurno e nocturno (laboral ~ pos-laboral):
TOTAL: 64 ~ 56 // Vermelho: 7 ~ 4 / Laranja: 25 ~ 22 / Amarelo: 13 ~ 14 / Semipedonal: 19 ~ 16.
4. Conclusões. Deve limitar-se a circulação de carros nas ruas convertidas em semipedonais.
No horário nocturno, aqueles carros que é urgente retirar (entre 26 e 56) podem passar a estacionar nos vários lugares vagos situados nos sectores adjacentes. No horário diurno, os carros (entre 32 e 64) podem ser encaminhados para os vários parques de estacionamento subterrâneos e pagos.
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