30/09/09

Ponta Delgada: sector 12.

1. Características dos passeios. Neste sector 2/5 das ruas têm passeios largos (40%, verde). Incumprem a lei 3/5 das ruas. 1/5 dos passeios não permitem a passagem uma pessoa (18%, vermelho), 1/5 só permite a passagem duma pessoa (17%, laranja) e uns poucos não são suficientemente largos (12%, amarelo). Uma das ruas foi convertida aparentemente em semipedonal (13%, castanho), mas com mal resultado, e cria grande perigo aos peões.



2. Estacionamento de carros. Neste sector, é necessário retirar um grande número de carros estacionados para alargar os passeios estreitos, permitindo assim cumprir a legislação. O código de cores faz referência à largura deficiente dos passeios naqueles tramos ocupados por carros estacionados, indicando assim a prioridade na sua retirada.



3. Número de carros. Neste sector, os carros que estacionam em ruas com passeios estreitos é perto de duas centenas (216 carros em horário laboral ~ 189 em pos-laboral). Devem ser retirados 166 ~ 149 carros para permitir alargar os passeios mais estreitos (vermelho e laranja).


Número de carros encontrado em horário diurno e nocturno (laboral ~ pos-laboral):

TOTAL: 216 ~ 189 // Vermelho: 105 ~ 92 / Laranja: 61 ~ 57 / Amarelo: 50 ~ 40.

4. Conclusões. Numa das ruas (Rua N. Misericórdia), remodelada recentemente com algumas características semipedonais, sem passeios nalguns tramos, a situação é confusa e cria perigo para os peões.

Não há grandes alternativas para o estacionamento dos carros que é urgente retirar, tanto no horário nocturno (perto de 149) como diurno (perto de 166). Devem utilizar-se parques de estacionamento bastante afastados. Parece conveniente criar novos parques de estacionamento nesta zona.


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