30/09/09

Ponta Delgada: sector 07.

1. Características dos passeios. Neste sector 1/4 das ruas têm passeios largos o são pedonais (26%, verde escuro e verde). Incumprem a lei mais de 3/4 das ruas. Mais de 1/3 dos passeios não permite a passagem uma pessoa (37%, vermelho), uns poucos passeios só permitem a passagem duma pessoa (15%, laranja) e 1/4 são passeios não suficientemente largos (24%, amarelo).



2. Estacionamento de carros. Neste sector, é necessário retirar um grande número de carros estacionados para alargar os passeios estreitos, permitindo assim cumprir a legislação. O estacionamento dos carros impede a passagem dos peões nas ruas compridas e estreitas deste sector. O código de cores faz referência à largura deficiente dos passeios naqueles tramos ocupados por carros estacionados, indicando assim a prioridade na sua retirada.



3. Número de carros. Neste sector, os carros que estacionam em ruas com passeios estreitos é de três centenas. Este é o único sector no qual há menos carros estacionados durante o dia que durante a noite (294 carros em horário laboral ~ 311 em pos-laboral). Devem ser retirados 200 ~ 221 carros para permitir alargar os passeios mais estreitos (vermelho e laranja).


Número de carros encontrado em horário diurno e nocturno (laboral ~ pos-laboral):

TOTAL: 294 ~ 311 // Vermelho: 151 ~ 172 / Laranja: 49 ~ 49 / Amarelo: 94 ~ 90.

4. Conclusões. Nas ruas compridas e estreitas deste sector é conveniente abrir ruas transversais para facilitar a mobilidade.

Não há grandes alternativas para o estacionamento dos carros que é urgente retirar, tanto no horário nocturno (perto de 221) ou diurno (perto de 200). Parece necessário criar novos parques de estacionamento. Um destes novos parques poderia ser criado num espaço existente junto às instalações do porto, já utilizado por alguns carros, e que teria capacidade aproximada para a metade dos carros que devem ser retirados. Mas é preciso melhorar a accesibilidade a este espaço.


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